quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A história do “Vale a pena”


Em outras vidas, pude junto com uma pessoa muito especial criar uma teoria que explicasse o sentido da expressão “vale a pena”.
Eu sei que você está pensando agora que isso é muito simples e que esta expressão  está relacionada a penalidade ou custo benefício, pois eu te digo que não.
Na nossa teoria o “vale a pena” havia surgido em uma prisão na idade média, onde dois colegas de cela disputavam em um jogo de damas uma única pena, que serviria para escrever uma carta a sua amada. Jogar damas era sua única distração e jogar sem apostar não tinha graça, juntando isso com a saudade que tinham das suas amadas passaram a apostar quem ficava com a pena e o direito de se comunicar com a amada, criaram o jogo de damas que “vale a pena”.
Eu sei que você ta pensando, “Ai Dani, que idiota essa teoria”, mas eu posso explicar melhor... Criada a teoria absorvemos ela e sempre que surgia por um motivo ou outro o conceito de “vale a pena”, agente lembrava da nossa teoria, de como foi bom pensar juntos, de como os rapazes lá na prisão poderiam trazer para a nossa vida uma lição muito valiosa, uma lição de perseverança, esperança, saudade, paciência, valorização das pequenas coisas, veja como uma “pena” se tornou um motivo de reflexão tão grande. Isso acontecia consciente e inconscientemente.
Todo casal em algum momento (nas brigas principalmente!) pára e se pergunta se “vale a pena” ... no nosso caso o “vale a pena” nos remetia a idade média onde dois rapazes sentiam saudades das suas amadas e a única coisa que podiam fazer pra matar a saudade era ganhar o direito de ficar com a pena e escrever cartas, para nós era muito mais ‘fácil’, bastava refletir, tolerar, respirar fundo, contar até dez... vinte... trinta..., lembrar da falta que fazíamos um ao outro e que queríamos muito, mas muito mais do que uma “pena”, pedir desculpas e seguir o baile.
Nosso amor acabou quando esquecemos a teoria do “vale a pena” e aceitamos a teoria do consciente coletivo que relaciona o “vale a pena” com custo benefício de abrir mão disso ou daquilo em prol de outras coisas e do bem do próximo. Não sei quando, nem como isso aconteceu, mas aconteceu.
Muitos anos se passaram pra que eu finalmente entendesse que valeu muito a pena, apesar dos incidentes, apesar das lágrimas, apesar das mágoas.
Hoje eu ganhei o jogo de damas e estou com a pena, escrevendo pra que você saiba que nada apaga a nossa lição de vida e que sempre que eu me pergunto se alguma coisa nessa vida “vale a pena” lembro dessa nossa teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é pra você opinar sobre o que eu escrevo... fique à vontade!